top of page

TÉCNICAS PARA PACIENTES

Cada uma dessas técnicas podem ser utilizadas de forma única ou em conjunto para cada caso e tratamento. Utilizo sempre as que mais serão úteis em casa paciente.

RPG

A Reeducação Postural Global (RPG) foi criada criado em 1981, na França.

É  um método terapêutico manual muito eficaz no tratamento de problemas morfológicos e posturais, lesões articulares, doenças respiratórias, patologias reumáticas, traumas e sequelas neurológicas.

 

Um dos princípios neste tratamento é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

Prevenção e reabilitação cardíaca

Combinação de métodos e técnicas para manutenção e melhoria da condição física, psicológica e social de pacientes com algum nível de limitação ou incapacidade funcional relacionada a doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio, doenças coronarianas, insuficiência cardíaca, doenças valvares, cardiopatias congênitas e doenças das artérias e veias).

Pilates

Usando exercícios físicos e alongamento, o método utiliza o peso do próprio corpo.

 

O pilates reeduca o movimento, trabalhando todo o corpo na busca de equilíbrio físico e mental, usando movimentos suaves e contínuos focados na concentração, fortalecimento e estabilização dos músculos.

Estudo de caso

Estudo de Caso

Fasciaterapia EPM
aplicado à Distrofia
Fácio Escápulo Humeral:


Fratura em Ramo
do Púbis
Novembro de 2015

Sra. RSC, 66 anos, distrofia muscular fácio-escápulo-umeral desde 1997 apresentou fratura em ramo do púbis à direita, onde mal conseguia realizar a marcha devido à grande dor em região da fratura. Presença de Osteoporose.

 

Diagnóstico médico: fratura de ramo do púbis com melhora esperada para 4 meses.

Foram realizados atendimentos de Fasciaterapia e Educação Perceptiva do Movimento, Método Danis Bois e Sohier tratamento em decúbito dorsal e em decúbito lateral.

Primeiro dia: Decúbito contralateral à fratura: pegadas da sacroilíaca, ossos do quadril, quadríceps, glúteo médio, piriforme, iliopsoas e em posição decúbito lateral esquerdo: mobilização dos ligamentos sacroespinhoso, sacrotuberal e ligamento sacroilíaco posterior.

Toda sequência foi realizada no 2º dia de tratamento já em decúbito lateral direito (decúbito lateral ao lado da fratura), porém, com presença de dores às mudança de decúbito.

A partir do 3º dia a paciente RSC sentia que a dor já estava diminuída e conseguíamos tratar mais facilmente, sem queixas de dor.

Com estas mobilizações conseguiu-se melhora da circulação com grande efeito de drenagem local e à distância da fratura.

O tratamento foi evoluindo até não sentir mais dores com tratamento da Fasciaterapia EPM e Sohier e conseguimos realizar exercícios na posição sentada evoluindo à posição em pé, utilizando-se da Ginástica Sensorial (outra forma de tratamento da Fasciaterapia EPM), sempre respeitando suas limitações.

Em vinte dias a paciente RSC refez RX e foi verificada já a consolidação da fratura, originalmente prevista para 4 meses.

Este caso nos permite afirmar que a Fasciaterapia EPM pode ser uma aliada efetiva em casos de fratura onde não se pode colocar gesso e imobilizar região, além de casos em que é contraindicada a fisioterapia convencional por limitações ou risco para paciente, como osteopenia, osteoporose ou problemas ortopédicos musculares, neurológicos, ou reumatológicos.

Este estudo de caso foi indicado e acompanhado pelo Dr. Médico Fisiatra Marcelo El Khouri

Tratamento com Fasciaterapia e Educação Perceptiva do Movimento (EPM)

Fístula Anal 
Método Danis Bois
em pós cirúrgico

Paciente PRR, 31 anos, apresentava fístula perianal há três centímetros em borda anal mediana posterior, sendo submetido a cirurgia para dreno e retirada.

7 dias pós cirurgia, PRR apresentava dores ao evacuar, sensibilidade e dor aumentada na região com edema local.

Foi realizada uma sessão de aproximadamente uma hora de Fasciaterapia e Educação Perceptiva do Movimento, Método Danis Bois com aplicação da terapia no tronco, pelve anterior e posterior, além dos membros inferiores visando também a drenagem corporal, já que apresentava edema local.

Sete dias após, o paciente PRR relatou que a sessão de tratamento com Fasciaterapia e EPM possibilitou uma melhor e mais rápida reabilitação com menores dores e queixas e maior relaxamento em região anal após esta única intervenção.

Através deste estudo de caso pudemos observar o efeito positivo da aplicação da terapia manual Fasciaterapia e Educação Perceptiva do Movimento, Método Danis Bois em casos de dores pélvicas em região anal.

Efeito da Fasciaterapia e Educação Perceptiva do Movimento em
paciente pós
CA de próstata,
DM2 e noctúria
2019

​Paciente AT, sexo masculino, nascido em 16/12/1931, hoje 87 anos, Diabetes tipo 2 desde 2004. Faz uso dos medicamentos (Diamicron, Metformina, AAS infantil, De Pura, Aradois, Omeprazol, Vitalux Plus, Casopt, Fresh Tears Carmelese, Galvus, Citoneurin, Atorvastatina, Retemic).

            

Presença de CA de próstata e demorou alguns anos para se fazer necessária a radioterapia no ano de 2014 durante 42 dias, com exceção aos sábados e domingos, onde se sentia indisposto e com grande mal estar.

Há 2 anos atrás (2017) acentuou-se a noctúria onde acordava de 40 minutos em 40 minutos, urinava por noite de 5 à 6 vezes por noite.

No início do tratamento com a Fasciaterapia, o paciente AT, queixava-se de muito frio nos braços e noctúria e após 3 atendimentos todas estas queixas deixaram de existir.

 

Hoje, acorda 1 à 2 vezes por noite e não sente mais frios nos membros superiores. O normal para um idoso acima de 70 anos de idade é acordar 2 vezes por noite, concluindo que está em condições normais para um idoso.

Relato que como foi meu primeiro paciente com noctúria  eu trabalhei o corpo todo, pois o mesmo apresenta dores em região lombar e muita rigidez articular e miofascial, e, que na 3ª sessão modifiquei tratamento e obtivemos a melhora nesta 3ª sessão.

Conclusão: O tratamento para noctúria pós radioterapia em CA de próstata num indivíduo com DM2 com a fasciaterapia mostrou-se grande melhora.

"Apesar de não sabermos o que as festas de NATAL e ANO NOVO significam para você e família, mas, sabendo que, em todo o mundo, esse período do ano é marcado por comemorações e por sentimentos humanitários de amizade e confraternização "universal", queremos que você receba esta mensagem com esse espírito.

 Somos imensamente reconhecidos pelo bem que você nos fez, com teu trabalho competente e pelo afeto com que você o executou."

Regina e (Dr.) Danilo.

bottom of page